terça-feira, 8 de julho de 2025

 

E chegou o dia… do fim. Desde 1966 ligado ao Basquetebol, primeiro como atleta depois como treinador.

Iniciei a prática no Pavilhão Universitário, acompanhando os meus irmãos (Toni e Carlos) e tive vários treinadores ao longo destes anos como: Apolino Teixeira, Zé Manuel Almeida, Carlos Silva, Alfredo Robalo, Jeremim Martins, Prof. Jorge Araújo, Diogo Amoroso Lopes e Adriano Baganha.

Como atleta só representei a Associação Académica de Coimbra e Clube Académico de Coimbra, onde fui várias vezes Campeão Distrital e três vezes Campeão Nacional. Representei por vários anos a Seleção Distrital de Coimbra.

Em 1978 (18 anos) comecei a minha vida de treinador. Como tal treinei a Associação Académica de Coimbra, Clube Independente de Coimbra, Clube Desportivo Lousanense, Olivais Futebol Coimbra, PT Comunicações, onde fui Campeão Nacional da 2ª Divisão [atual 1ª Divisão]) fundei o extinto Mirabasket, e nesta altura estava há15 anos, como Diretor Técnico e fundador do Basquetebol Condeixa – BCx.

Durante estes anos aprendi muito como jogador e treinador, tentando passar aos meus e minhas atletas o que fui assimilando ao longo destes anos. Sempre fui apologista que estamos a aprender diariamente.

Em jeito de despedida alerto os jovens treinadores (que estão a começar ou começaram recentemente) que se preocupem antes de fazerem atletas, preparem Homens e Mulheres para o futuro que os espera.

Um alerta para saberem andar no Basquetebol, ou seja, os Pais na bancada, os árbitros a apitarem, o treinador a orientar e os jogadores a jogarem com o máximo de respeito por quem está do lado oposto.

Por fim, um agradecimento especial a todos os que se privaram comigo ao longo destes anos e fizeram o favor de serem meus amigos.